terça-feira, 16 de agosto de 2011

Infra-estrutura e Educação: Caminhando juntas em Breu Branco por uma melhor Educação Infantil.

Dentre muitas inaugurações que vem ocorrendo em nosso município e durante toda a Gestão do Governo Alemão, gostaria de me reportar aos espaços educativos de crianças de 4 a 5 anos as denominadas Pré-escolas.
Nós os educadores que temos acompanhado os avanços na educação em nosso município sabemos o quanto sonhávamos e estávamos desejosos que fossem garantidos a oferta de uma Educação Infantil com qualidade. Afinal, quando se pensa em educação de crianças nos remetemos que além de uma boa estrutura física, esta deve ser um ambiente estimulante, seguro e acessível para promover o desenvolvimento integral da criança. O espaço tem que ser lúdico e vivo, onde ela brinque, se alimente, tome banho, ouça e conte histórias. O MEC - Ministério da Educação, distribuiu documento com os parâmetros básicos para construção e reforma de escolas de educação infantil, documento este bastante discutido que culminou na realização do primeiro seminário e muitos outros que virão para discutir os – Indicadores de Qualidade de Educação Infantil em Breu Branco.
Desse modo, podemos imaginar a Pré-escola de nossos sonhos. Um prédio funcional, onde as crianças possam interagir, brincar, aprender, conviver de forma harmoniosa com a natureza e cercadas de segurança.  Um lugar pensado de forma a interferir o mínimo possível no meio ambiente e que possa contribuir para o desenvolvimento da criança. Além disso, a sua estrutura e seus mobiliários já revelam a proposta pedagógica implícita nos espaços pensados e construídos conclamando toda equipe pedagógica a redimensionar sua prática a romper com as velhas estruturas caducas da pedagogia tradicional.
Nessa perspectiva, a escola tem de ser interessante, por conta disso, as crianças podem contar e freqüentar diferentes espaços durante a semana, como a sala de leitura e de vídeo, a piscina, a sala de informática, a sala de atividades físicas.  O ambiente é também uma oportunidade para que as crianças experimentem uma realidade diferente da vivida em seu bairro. É ali na sala de leitura que elas despertam para a literatura, mesmo que ainda não saibam ler. Curiosamente, são esses pequenos detalhes que a escola contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Desse modo, considerando os espaços físicos de nossas escolas de atendimento infantil, destaquei alguns aspectos que considero de extrema relevância, a saber: O espaço físico da pré–escola deve proporcionar: Acessibilidade, Autonomia, Ambiente Lúdico, Segurança, e, finalmente a Higiene.

1- Acessibilidade – portas e pisos sem obstáculos para a passagem de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, sanitários e adultos deficientes.

Banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais.
 
2- Autonomia – equipamentos na altura das crianças (bebedouros, maçanetas, vasos sanitários) para que elas possam agir independentemente dos adultos.


Sala de aula com adaptações de mobiliário infantil.


Bebedouro e mesa para o lanche adaptados à altura das crianças.


 
Os banheiros contribuem para a autonomia das crianças.

3- Ambiente Lúdico – ambientes alegres e aconchegantes.


A sala de descanso tão necessário em nossos espaços educativos de crianças de 4 a 5 anos.


 Oportunizar recursos diversificados é assegurar  múltiplas experiências de aprendizagens.


Sala de Atividades Físicas indispensáveis na Educação de Crianças.


A oferta de recursos diversificados oportuniza a criança o direito de escolher com o que brincar e como brincar. Aqui a brincadeira ganha uma dimensão lúdica e cooperativa.


Correr, pular, saltar, operações motoras realizadas comumente pelas crianças.

Falar de higiene torna-se mais prazeroso quando se traduz em práticas educativas efetivadas no dia-a-dia.

4- Segurança – disposição dos espaços e dos equipamentos de maneira a evitar que as crianças estejam expostas a riscos de queda, de ferimento ou intoxicação.


Laboratório de Informática adaptado a altura das crianças.

5- Higiene – uso de materiais de fácil limpeza, como tinta lavável nas paredes e piso liso no chão.



Paredes revestidas de azulejos e pisos lisos para o chão. Paredes com tinta lavável facilitam a higienização.



Certamente, tais conquistas representam um salto de qualidade na educação em nosso município, afinal, quando se fala em qualidade entende-se não somente a valorização dos profissionais da educação como foi o caso recente da aprovação do novo PCCR - Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério, como também  assegurar  que professores, alunos e demais profissionais de educação realizem suas atividades em espaços com qualidades.


















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